contato@drapalomagama.com.br
+55 19 99299-0082
Agendamento via Whatssap
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00
Horário de atendimento
contato@drapalomagama.com.br
Agendamento via Whatssap
Horário de atendimento
Conheça a cirurgia do desvio de septo (Septoplastia) e da “carne esponjosa no nariz” (Cornetos)
O nariz é dividido ao meio (em duas narinas) por uma estrutura formada por osso e cartilagem, chamada septo nasal.
Cornetos nasais, também conhecidos como “carne esponjosa no nariz”, são estruturas na parede lateral do nariz que regulam o fluxo de ar nasal. O corneto inferior é o maior deles e o que mais apresenta variações de tamanho, sendo comumente corresponsável para obstrução nasal.
Quando há obstrução nasal (“nariz entupido”), aumenta-se muito a perda de energia com a respiração, com prejuízo para a saúde.
Esta obstrução nasal pode ter como causa o desvio de septo nasal e o aumento (hipertrofia) dos cornetos nasais.
A cirurgia está indicada nos casos em que a doença é muito exacerbada (grandes desvios de septo ou grandes hipertrofias dos cornetos nasais) ou quando não há melhora com o tratamento clínico (com medicamentos).
Alterações sinusais (sinusites) e dor de cabeça (cefaleia) também são motivos de indicação cirúrgica.
A cirurgia é realizada inteiramente através dos orifícios naturais, as narinas. Geralmente faz-se uso de câmeras.
Sim. No nariz existirá uma plaquinha de silicone, chamada splint nasal, que visa controlar hematoma no septo nasal, mas ela não obstrui as narinas e retirada após 7-10 dias da cirurgia.
Após cicatrização completa do nariz, que ocorre por volta de 30-45 dias após a cirurgia, período que o nariz para de produzir crostas e secreções, e ocorre a diminuição do edema (inchaço) da mucosa do nariz (revestimento interno do nariz).
Em raros casos, podem ser notadas modificações na estética nasal devido principalmente a desvio de septo nas áreas mais anteriores e altas. Portanto, se o objetivo é mudar a estética do nariz, a cirurgia realizada é a rinoplastia ou rinosseptoplastia (correção do desvio e rinoplastia ao mesmo tempo).
A recidiva pode ocorrer em técnicas muito conservadoras, principalmente na ponta nasal para se evitar deformidades estéticas a cartilagem poderá voltar parcialmente ä posição ou forma anterior. É importante salientar que isso pode ocorrer numa minoria de casos.
Em casos de rinite intensa, o remanescente (que não foi tirado) dos cornetos nasais poderá crescer novamente, na maioria necessitando de tratamento medicamentoso para controle.
Não. Em raros casos, que podem complicar com sangramento o uso do tampão pode ser necessário.
No mesmo dia da cirurgia ou no máximo no dia seguinte, a depender do horário da cirurgia, devido a recuperação da anestesia geral.
Rua Luiz Spiandorelli Neto, 60
Torre Painera, Sala 305 - Paiquerê,
Valinhos- SP